As 10 maiores torcidas do Brasil

Com uma população de cerca de 213 milhões de habitantes, o Brasil é hoje o sexto país mais populoso em todo o mundo. Entre as nações de maior destaque no futebol mundial, o Brasil é de longe o país com maior número de habitantes. Neste artigo vamos mostrar detalhadamente quais são os clubes que fazem parte da seleta lista de maiores torcidas do Brasil, um país de dimensões continentais.

Dinâmica da divisão de torcidas no Brasil

De forma diferente do que ocorre em praticamente todos os outros países do mundo, em especial nos países europeus de maior sucesso no futebol, no Brasil não há um pequeno grupo de clubes que domina completamente o cenário futebolístico nacional e, consequentemente, no Brasil existem diversas equipes de muito sucesso dentro dos campos, sendo que cada uma delas conta com milhões de torcedores fanáticos e que não compartilham sua torcida com nenhum outro grande time.

Além disso, mais uma vez de maneira diferente do que ocorre em quase todo o resto do mundo, o fato de dois clubes possuírem milhões de torcedores espalhados em vários estados do Brasil não necessariamente faz deles grandes rivais. Pelo contrário, no Brasil as grandes e mais importantes rivalidades futebolísticas são entre clubes da mesma região do país.

maiores-torcidas-do-brasil

A lista das dez maiores torcidas do Brasil

Abaixo veremos a lista com as 10 maiores torcidas do Brasil. É importante lembrar que, embora a maior parte dos torcedores de cada time se concentre na regiões e estados próximos à sede do clube, também é possível encontrar torcedores de cada um destes gigantes do futebol brasileiro em qualquer região do Brasil.

10 – Atlético Mineiro: 4,2 milhões de torcedores

O Clube Atlético Mineiro, conhecido popularmente como Atlético Mineiro, Atlético-MG ou Galo, conta com aproximadamente 4,2 milhões de torcedores e ocupa a décima posição no ranking de maiores torcidas do Brasil. Com sede em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, a maior parte da torcida do Atlético MG se concentra na região da cidade de Belo Horizonte e cidades vizinhas, além de ter grande presença em boa parte do estado de Minas Gerais. O grande rival do Atlético Mineiro é o Cruzeiro.

9 – Santos: 6,3 milhões de torcedores

Na nona posição do ranking de maiores torcidas do Brasil aparece o Santos Futebol Clube, conhecido popularmente apenas como Santos ou Peixe. Localizado na cidade de Santos, no estado de São Paulo, a maior parte dos cerca de 6,3 milhões de torcedores santistas se concentra na região da cidade de Santos, no restante do estado de São Paulo e em partes dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Os grandes rivais do Santos são Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

8 – Internacional: 6,3 milhões de torcedores

Na oitava colocação da lista de maiores torcidas do Brasil vemos o Sport Club Internacional, conhecido popularmente como Internacional, Inter ou Colorado. Localizado na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, a torcida do Internacional conta com aproximadamente 6,3 milhões de pessoas e é extremamente forte em todas as regiões do estado gaúcho, além de ter certa popularidade também em partes do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O grande rival do Internacional é o Grêmio.

7 – Grêmio: 8,5 milhões de torcedores

Na sétima posição do ranking aparece o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, conhecido popularmente como Grêmio ou Tricolor Gaúcho. Com sede na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, o Grêmio tem cerca de 8,5 milhões de torcedores, a maioria deles concentrados em todas as regiões do estado do Rio Grande do Sul, além de alguns outros torcedores em partes de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O grande rival do Grêmio é o Internacional.

6 – Cruzeiro: 8,5 milhões de torcedores

Na lista de maiores torcidas do Brasil, o Cruzeiro Esporte Clube aparece na sexta posição com cerca de 8,5 milhões de torcedores. Normalmente chamado apenas de Cruzeiro e também conhecido como Raposa, o clube tem sede em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sendo que a maior parte de seus torcedores se concentra na região da cidade de Belo Horizonte e cidades vizinhas, além de ter presença forte em grande parte do restante do estado de Minas Gerais. O grande rival do Cruzeiro é o Atlético Mineiro

5 – Vasco: 8,5 milhões de torcedores

Na quinta posição do ranking aparece o Club de Regatas Vasco da Gama, conhecido popularmente apenas como Vasco ou Cruzmaltino. Com sede no Rio de Janeiro, a maior parte dos cerca de 8,5 milhões de torcedores do Vasco está concentrada no estado do Rio de Janeiro e também nas regiões norte e nordeste do Brasil. Os grandes rivais do Vasco são Botafogo, Flamengo e Fluminense.

4 – Palmeiras: 12,7 milhões de torcedores

Na quarta colocação da lista de maiores torcidas do Brasil aparece a Sociedade Esportiva Palmeiras, conhecido popularmente como Palmeiras ou Verdão. Com sede em São Paulo, a maior parte dos cerca de 12,7 milhões de torcedores do Palmeiras está concentrada no próprio estado de São Paulo, além de forte presença no Paraná, Mato Grosso do Sul e em algumas partes do norte do país. Os grandes rivais do Palmeiras são Corinthians, Santos e São Paulo.

3 – São Paulo: 17 milhões de torcedores

Na terceira posição do ranking aparece o São Paulo Futebol Clube, conhecido apenas como São Paulo ou Tricolor Paulista. Localizado em São Paulo, seus aproximadamente 17 milhões de torcedores em maioria se concentram no estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, além de alguns grupos no norte e nordeste do país. Os grandes rivais do São Paulo são Corinthians, Palmeiras e Santos.

2 – Corinthians: 29,8 milhões de torcedores

A segunda maior torcida do Brasil é a do Sport Club Corinthians Paulista, geralmente chamado apenas de Corinthians ou Timão. Com cerca de 29,8 milhões de adeptos, a maioria de seus torcedores estão concentrados no próprio estado de São Paulo, além de forte presença também no Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e também no norte do país. Os maiores rivais do Corinthians são Palmeiras, Santos e São Paulo.

1 – Flamengo: 42,6 milhões de torcedores

A maior torcida do Brasil é a do Clube de Regatas do Flamengo, conhecido como Flamengo ou Rubro-Negro. Os seus 42,6 milhões de torcedores estão espalhados em praticamente todas as áreas do Brasil, sendo que o Flamengo possui uma torcida extremamente dominante na região norte e nordeste do Brasil. As grandes rivalidades do Flamengo são contra Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama.

Outros clubes

Além de todos estes clubes citados, todos eles entre os clubes mais importantes e vitoriosos do futebol brasileiro, há também outros clubes importantíssimos e de grande história no país que não estão entre os dez times com maiores torcidas do Brasil. Alguns deles são: Botafogo, Fluminense, América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Avaí, Bahia, Caxias, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Figueirense, Fortaleza, Goiás, Guarani, Juventude, Náutico, Paraná, Paysandu, Ponte Preta, Portuguesa, Red Bull Bragantino, Remo, Santa Cruz, Santo André, São Caetano, Sport, Vila Nova, Vitória e muito mais.