Copa do Mundo, Neymar e o Futuro do Camisa 10

Após aproximar-se dos 30 anos de idade, Neymar começa a cogitar a possibilidade de não participar da Copa do Mundo de 2026. Em declaração para o documentário da DAZN, o atleta brasileiro comentou sobre a possibilidade de não ter condições mentais para suportar a pressão de mais uma Copa do Mundo. Será que 2022 será a última edição com presença do atual camisa 10 brasileiro? Quais são as expectativas dos especialistas após essa declaração do craque revelado pelo Santos? Confira a nossa análise sobre o tema.

O que esperar do futuro de Neymar

Quando se fala em Copa do Mundo, Neymar e seleção brasileira a expectativa é de título. Afinal, o torcedor do Brasil sabe o quão importante é ter mais uma taça dessa competição mundial. E em 2022 está agendada mais uma edição desse campeonato, a qual será realizada no Qatar. Ao que tudo indica, o atual camisa 10 do Brasil terá plenas condições de defender a seleção canarinho. Principalmente considerando seus últimos desempenhos.

Desde o início de sua carreira, tanto o salario do Neymar, quanto o seu crescimento no esporte foi vertiginoso. O craque deixou o Santos e seguiu para o Barcelona, onde atuou por 4 temporadas. Depois o jogador foi para o Paris Saint-Germain, onde atuou mais uma vez ao lado de Lionel Messi. A carreira do jogador seguiu e ele se destacou em outros torneios, principalmente em competições defendendo a camisa da seleção brasileira.

Antes da Copa do Mundo Neymar atuou pelo Mundial Sub-17, Sul-Americano Sub20, Copa América de 2011, 2015, e 2021. Além disso, o jogador também esteve presente nas Olimpíadas de 2012, e 2016. E o camisa 10 jogou a Copa das Confederações em 2013. Em termos de Copa do Mundo, Neymar jogou a edição de 2014 e 2018. Em nenhuma das duas edições o craque conseguiu ajudar a seleção a trazer o título para o Brasil. E talvez nesse ponto esteja a resposta para o futuro do jogador em termos de mundial.

copa-do-mundo-neymar

Os títulos que faltam na carreira

O salario do Neymar é um ponto que certamente não fará diferença na decisão do atleta. Pois a Copa do Mundo Neymar terá um peso muito mais importante na carreira do jogador. Afinal, esse é um título que ele ainda não tem no currículo. E 2022 será uma competição relativamente competitiva, já que as seleções europeias estão em grande fase. Caso o Brasil não saia vencedor do campeonato, possivelmente o craque brasileiro tentará novamente erguer a taça em 2026.

Ao se analisar quantos gols Neymar tem na carreira percebemos que o atleta superou a faixa dos 350. Porém, ele está muito distante de conquistar um papel de destaque nessa categoria. Afinal, diversos atletas conseguiram superar os 1000 gols marcados em suas carreiras. E Neymar está longe de alcançar esse patamar. Portanto, essa certamente não é uma meta na vida do jogador. Mas quando olhamos as competições, o cenário muda.

Antes de falarmos do título, existem algumas considerações para se tratar. Uma delas é o fato na Copa do Mundo Neymar nunca ter atingido nenhum patamar de destaque para sua carreira. Diferentemente de astros como Cristiano Ronaldo, e Lionel Messi, Neymar nunca conseguiu ser o melhor jogador do mundo. E isso é mais um nível que o jogador poderá ainda alcançar em sua carreira. O que nos leva a considerar o porquê de ele talvez seguir para o torneio em 2026.

Novo patamar pode ser impulso para o atleta

Ao analisar a Copa do Mundo Neymar e a chance de ele seguir para o torneio em 2026 temos que levar em consideração o fato de ele não ganhar o título em 2022. Afinal, se o Brasil não sair vencedor no Qatar com ele em campo, possivelmente ele tentará voltar para a edição de 2026 com ainda mais vontade. Pois é de desejo de brasileiros conseguirem levantar a taça dessa competição. Principalmente pelas lembranças históricas com relação ao campeonato.

Seja a lembrança de Cafu levantando a taça em 2002, ou de 1994, quando o Brasil também foi campeão, o brasileiro tem boas lembranças com esse torneio. E Neymar, nascido em 1992, pegou essas duas gerações, além de ver a final de 1998. Isso tudo faz com que na Copa do Mundo, Neymar seja um importante jogador e que a competição seja de suma importância na vida do atleta. Pois ele quer trazer para o seu país uma taça de renome internacional, e isso pode trazer frutos para a sua carreira profissional.

A Copa do Mundo Neymar pode trazer para o jogador brasileiro a possibilidade de conquistar o tão sonhado título de melhor do mundo. Se o atleta conseguir a Liga dos Campeões da Europa e, ainda por cima, ser campeão com a seleção do seu país, ele terá diversas características para ser considerado o melhor atleta do mundo. E isso seria um marco histórico em sua carreira. Talvez algo que faltasse para motivar ele.

Tudo dependerá de 2022

Caso o Brasil vença a Copa de 2022 há grandes probabilidade de Neymar não estar presente na edição de 2026. Afinal, o brasileiro já terá conquistado esse título. E será mais um marco em sua carreira, o qual ele possivelmente não fará questão de lidar em 2026. Entretanto, se o Brasil não vencer o torneio, talvez ele volte em 2026, em busca do título. Pois, assim como outros atletas, terminar a carreira sendo campeão do mundo é algo que vai além do profissional, e entra no pessoal.

Acredita-se que a Copa do Mundo de 2022 revelará a possibilidade de Neymar estar presente em 2026. O fato de o atleta estar mais maduro, e mais experiente, pode fazer a diferença para permitir que ele consiga o título do torneio, e feche sua carreira em grande estilo. Enquanto isso, o jeito é esperar para ver o que vai acontecer.