História do Atlético Mineiro: tudo sobre O Galo

Com sede em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, o Clube Atlético Mineiro é um dos times gigantes do futebol brasileiro e possui relevância histórica não só no Brasil, mas também internacionalmente. Neste artigo iremos conhecer tudo sobre a rica História do Atlético Mineiro.

Principais eventos na história do Atlético Mineiro

Fundação do clube

O Atlético Mineiro foi fundado em 25 de Março de 1908, por um grupo de estudantes da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O primeiro gol da história do Atlético Mineiro foi marcado por Aníbal Machado, que dentro dos gramados era conhecido como Pingo, e que mais tarde fez muito sucesso também como um importante escritor da literatura brasileira.

Clube_Atlético_Mineiro
Primeiro símbolo do Atlético Mineiro, de 1908

Primeiros sucessos

O primeiro título oficial da história do Atlético Mineiro foi a Taça Bueno Brandão, disputada em 1914 e que tinha formato bastante semelhante ao do atual Campeonato Mineiro. Logo em seguida, no ano de 1915, foi disputada a primeira edição oficial da história do Campeonato estadual de Minas Gerais e Atlético Mineiro foi o grande campeão. Até então, a grande rivalidade do futebol mineiro era entre Atlético Mineiro e América Mineiro, os dois clubes de maior sucesso em Minas Gerais naquele momento. Apesar deste sucesso inicial no campeonato estadual, após 1915 o Atlético Mineiro viveu momentos de dificuldade e passou mais de 10 anos sem conquistar o título do torneio.

A situação começou a mudar no fim dos anos 1920, quando o Atlético conquistou o título do Campeonato Mineiro em 1926 e 1927. A partir daí o clube se estabilizou e passou a disputar constantemente a hegemonia estadual, primeiramente contra o América Mineiro e mais tarde contra o Cruzeiro, clube este com quem o Atlético Mineiro atualmente protagoniza uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro e sul-americano.

Pentacampeonato Mineiro

O Atlético Mineiro foi o campeão de todos os títulos do Campeonato Mineiro que foram disputados entre 1952 e 1956, conquistando assim um pentacampeonato do torneio estadual, que até então era o torneio mais importante disputado regularmente pelo clube (ainda não havia um torneio nacional no Brasil). Esta sequência de cinco títulos consecutivos é até os dias de hoje um dos maiores feitos já realizados pelo clube e representou um marco na história do Atlético Mineiro.

Um gigante nacional

Embora já existissem no Brasil torneios nacionais desde 1959 e que hoje são considerados equivalentes ao Campeonato Brasileiro, somente no ano de 1971 foi disputada a primeira edição oficial do Campeonato Brasileiro propriamente dito. O Clube Atlético Mineiro foi o grande campeão desta edição, confirmando assim não só seu sucesso estadual, mas a partir de então também seu sucesso e relevância no cenário nacional. O Atlético Mineiro de 1971 marcou época com um elenco que era comandado pelo mestre Telê Santana e que tinha dentro dos gramados como craque o atacante Dario, conhecido popularmente como Dadá Maravilha.

Um gigante internacional e outras conquistas importantes

Os primeiros títulos de relevância internacional vencidos pelo Atlético Mineiro foram as conquistas da Copa CONMEBOL, torneio este que foi conquistado pelo Galo em 1992 e 1997. A Copa CONMEBOL era um torneio semelhante a atual Copa Sulamericana, mas hoje está extinto.

Ronaldinho-atletico-mineiro

O grande sucesso internacional do Atlético Mineiro só foi vir no ano de 2013, com a conquista da Copa Libertadores da América, o torneio mais importante do futebol da América do Sul. Naquele ano o Galo montou um time histórico comandado pelo treinador Cuca e que dentro de campo tinha nomes como o decisivo goleiro Victor e o grande craque Ronaldinho Gaúcho. Este é até hoje considerado o título mais importante da história do Atlético Mineiro. Ainda nesta mesma geração o Galo conquistou também o título da Recopa Sul-Americana em 2014, além da Copa do Brasil de 2014 conquistada sobre o grande rival Cruzeiro, o primeiro título nacional do clube em muitas décadas.

Uniformes e camisa do AtlÉtico Mineiro

A primeira camisa do Atletico Mineiro utilizada logo após sua fundação era quase completamente preta, com apenas alguns detalhes de cor branca na manga e gola. Porém, poucos anos após sua fundação a principal camisa do Atletico Mineiro passou a ser listrada, nas cores preta e branca, muito semelhante ao visual que conhecemos hoje. Portanto, durante praticamente toda sua história a camisa do Atletico Mineiro em seu uniforme principal tem sido listrada, nas cores branco e preto. Ocasionalmente há alguns detalhes na cor vermelha ou dourada.

Já o calção e meias tem tido variações através dos anos, mas sempre foram ou da cor preta ou da cor branca. Até os anos 1940 o uniforme do Galo normalmente era composto por calções brancos e meias que misturavam as cores preto e branco. A partir dos anos 1950 o clube passou a utilizar sempre calções de cor preta em seu uniforme principal (mandante), com exceção de alguns uniformes comemorativos. As meias podem ser tanto brancas quanto pretas, tendo sofrido constantes variações até mesmo em tempos recentes.

Já o uniforme de visitante do Galo desde o início do clube tem sido inteiramente branco, tanto a camisa quanto calção e meias. Os poucos detalhes geralmente são em cor preta. Ocasionalmente alguns detalhes em dourado ou vermelho podem ser utilizados.

Uniforme do Atlético Mineiro
Uniforme do Atlético Mineiro

Estadio do AtlÉtico Mineiro

O primeiro estádio da história do Atlético Mineiro foi o Estádio Presidente Antônio Carlos, conhecido também como Estádio de Lourdes ou Estadinho da Colina. Este estádio foi construído pelo clube em 1929 e foi utilizado até 1968. A pequena capacidade do local, que comportava apenas 5000 torcedores, foi o principal motivo de o Atlético Mineiro ter parado de mandar seus jogos naquele campo. Este estádio foi demolido em 1990.

estadio-presidente-antonio-carlos-ribeiro

Mineirão

Em 1965 foi inaugurado pelo Governo do Estado de Minas Gerais o Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido popularmente como Mineirão. Inicialmente com capacidade para mais de 130 mil pessoas, embora seja de o Mineirão tem sido a casa do Galo desde 1968 até os dias de hoje, embora seja um estádio de propriedade pública. Este local é histórico para o Atlético Mineiro, tendo sido palco das conquistas mais importantes do clube em sua história.

Arena Independência

Fundado em 1950, o Estádio Independência pertence ao América Mineiro, mas tem sido utilizado ocasionalmente pelo Atlético MG durante sua história. Este estádio ficou famoso especialmente após o título da Libertadores 2013 conquistado pelo Galo, já que muitos jogos marcantes ocorreram neste local. A torcida do Atlético carinhosamente chama este estádio de “Horto”.

Arena MRV – novo estádio do Atlético Mineiro

Com previsão de inauguração em 2022, o Atlético Mineiro está construindo seu próprio estádio particular, que terá o nome de Arena MRV. Este estádio será uma arena multiuso, com instalações moderníssimas e do mais alto padrão. A capacidade máxima será de 46 mil espectadores. Este será o estadio do Atletico Mineiro, a casa do clube, a partir de 2022.

arena-mrv

O Clássico Mineiro

O maior rival do Atlético Mineiro é o Cruzeiro, clubes estes que protagonizam o jogo conhecido como “Clássico Mineiro”. Com dois dos maiores times do Brasil, o Clássico Mineiro entre Atlético-MG e Cruzeiro é uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro e até mesmo do futebol mundial. Quando estes dois times se enfrentam, o ambiente da cidade de Belo Horizonte se transforma completamente e todos os holofotes são direcionados para esta partida.

atletico-mineiro-libertadores

Atlético Mineiro – um gigante do futebol brasileiro

Carinhosamente apelidado de Galo e com uma história riquíssima que envolve milhões de torcedores, grandes conquistas e episódios históricos, certamente o Atlético Mineiro pode ser incluído entre os clubes mais importantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial.