Michael Richard Delgado de Oliveira: saiba tudo sobre o craque

Michael Richard Delgado de Oliveira, conhecido por muitos apenas como Michael do Flamengo, é um jogador de futebol brasileiro que vem tendo muito destaque nos últimos meses atuando pelo Rubro-Negro Carioca. Saiba todos os detalhes sobre a carreira do craque neste artigo.

Primeiros passos e história de superação

Michael Richard Delgado de Oliveira, atualmente atacante do Flamengo, nasceu em 12 de março de 1996 na cidade de Poxoréu, estado de Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. Segundo o pai do jogador, Manuel Messias de Oliveira, Michael foi bastante indisciplinado quando criança, tendo trocado de escola diversas vezes justamente por motivo de indisciplina. O garoto costumava até mesmo fugir da escola para jogar futebol com os amigos que tinha em Poxoréu, Mato Grosso. Ainda na infância o menino deu um primeiro passo rumo ao futebol profissional quando passou a treinar e se destacar no Centro Juvenil de Poxoréu, sua cidade natal.

Momentos difíceis

Porém, quando tinha cerca de 14 anos de idade, Michael Richard Delgado de Oliveira passou por momentos de extrema dificuldade. Ele se envolveu com drogas, tendo sido usuário e vendedor de alguns entorpecentes. Neste período, devido ao envolvimento com drogas, Michael sofreu várias tentativas de assassinato e felizmente escapou de todas elas.

Novos rumos

Em 2012, com o objetivo de deixar o passado assustador para trás e mudar de vida, Michael Richard Delgado de Oliveira teve a oportunidade de ir morar com parentes na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás. Em uma cidade maior e com vários clubes de futebol, Michael logo tentou testes para vários times da cidade e de regiões próximas, mas inicialmente não foi aprovado em nenhum. Mas o então adolescente não desistiu e continuou no mundo do futebol atuando por times amadores (de várzea), que pagavam certa quantia de dinheiro.

michael-goias

Jogador profissional

Somente em 2015, aos 18 anos, surgiu a primeira oportunidade como profissional. Foi no Monte Cristo, clube que naquele momento estava na terceira divisão do Campeonato Goiano. Com a ótima técnica que possui, Michael logo se destacou e para a temporada seguinte foi contratado pelo Goianésia, desta vez um clube tradicional no estado de Goiás e que disputava a primeira divisão estadual. Mais uma vez o jovem Michael Richard Delgado de Oliveira se destacou e marcou inclusive um hat-trick contra o Vila Nova, um dos principais clubes de Goiás.

Início da carreira no cenário nacional

Em Abril de 2017, depois de mais um Campeonato Estadual em que obteve destaque, Michael Richard Delgado de Oliveira foi contratado pelo Goiás Esporte Clube, um dos clubes grandes do estado de Goiás e que naquele momento disputava não só a primeira divisão estadual, como também a Série B do Brasileirão (segunda divisão do Campeonato Brasileiro). Embora inicialmente reserva, em 2018 Michael passou a ser protagonista no Goiás, sendo o grande destaque do clube na campanha da Série B de 2018 em que o Goiás terminou na quarta posição e conseguiu o acesso ao Brasileirão Série A.

Já disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em 2019 Michael obteve grande destaque, sendo o principal atacante do Goiás na competição e o maior driblador do torneio, conquistando mais tarde oficialmente o Prêmio Bola de Prata ESPN na categoria revelação do campeonato, assim como o prêmio oficial de revelação do campeonato dado pelo pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Neste momento Michael passou a ser também desejado por vários clubes gigantes do futebol nacional, assim como por alguns clubes internacionais.

Começo como atacante do Flamengo, depressão e dificuldades

Em janeiro de 2020, depois de muitas especulações e disputas pelo jogador entre gigantes do futebol, Michael foi oficialmente contratado pelo Clube de Regatas do Flamengo. A negociação foi finalizada pela quantia de aproximadamente 7,5 milhões de euros, aproximadamente 35 milhões de reais na cotação da época.

Apesar da ser uma das contratações mais badaladas e de maior expectativa no futebol do país em 2020, Michael Richard Delgado de Oliveira inicialmente não teve sucesso no Flamengo. Embora tenha participado da conquista do Campeonato Brasileiro de 2020 pelo Flamengo, na maior parte do ano o atleta foi reserva, tendo entrado somente em alguns jogos e marcado poucos gols. Mais tarde, o jogador revelou que viveu momentos muito difíceis em seu início pelo Flamengo, tendo batalhado vários meses contra depressão, além de ter passado por problemas pessoas. O jogador disse que chegou até mesmo a cogitar suicídio.

michael-richard-delgado-de-oliveira

A volta por cima no Flamengo

O ano de 2021 marcou mais uma mudança radical na vida de Michael do Flamengo. Com a chegada de Rogério Ceni como treinador e principalmente mais tarde com a contratação do técnico Renato Gaúcho, o atacante Michael obteve novas oportunidades como titular da equipe e desta vez não decepcionou. Michael vem tendo grande destaque no ano de 2021, sendo um dos principais jogadores do Mengão em todas as competições que disputa, especialmente na Copa Libertadores e no Brasileirão. As grandes atuações e os gols marcados por Michael foram decisivos para a ótima campanha do Rubro-Negro Carioca na Copa Libertadores de 2021, assim como para a boa campanha no Campeonato Brasileiro e o título do Campeonato Carioca de 2021.

Futuro

Atualmente atacante do Flamengo, Michael joga no mais alto nível do futebol brasileiro e sul-americano. As atuações de Michael têm sido tão convincentes em 2021 que ele já está listado entre os principais concorrentes para a disputa do Prêmio individual de Craque do Campeonato Brasileiro de 2021. Inclusive, Michael do Flamengo tem sido também cogitado para ser convocado pelo técnico Tite para a Seleção Brasileira de Futebol. Com o desempenho apresentado em 2021 e a técnica que Michael possui e já é conhecida pelos torcedores há vários anos, certamente Michael têm condições de dar passos ainda maiores em sua carreira. Não seria uma surpresa Michael obter um teste na Seleção do Brasil poucos meses antes da Copa do Mundo do Catar.

Títulos conquistados como profissional

Apesar de ainda jovem e de tantas mudanças radicais em sua vida pessoal e profissional, Michael já acumula títulos individuais e coletivos no mundo do futebol. Confira abaixo a lista de títulos conquistados pelo jogador

Pelo Goiás:

  • Campeonato Goiano (2018)

Pelo Flamengo:

  • Campeonato Brasileiro (2020)
  • Campeonato Carioca (2020 e 2021)
  • Recopa Sulamericana (2020)
  • Supercopa do Brasil (2020 e 2021)

Individuais:

  • Revelação do Campeonato Goiano (2017)
  • Bola de Prata ESPN – Revelação do Campeonato (2019)
  • Prêmio Craque do Brasileirão da CBF – Revelação do Campeonato (2019)

michael-best-of-the-match

Um jogador especial dentro e fora dos gramados

Michael do Flamengo é um jogador diferente do comum dentro e fora de campo. Sua vida pessoal, repleta de mudanças radicais, chama a atenção de qualquer pessoa, mesmo daqueles não acompanham regularmente o futebol. As dificuldades incomuns que o jogador atravessou em sua infância e adolescência servem para demonstrar o tamanho da superação que este atleta enfrentou e o quanto ele teve que batalhar para conquistar os títulos individuais e coletivos que ele tem em sua carreira e para chegar no altíssimo nível em que se encontra hoje. Com este histórico e apenas 25 anos de idade, é certo que ninguém pode duvidar do atacante Michael e do que ele ainda pode conquistar no mundo do futebol.